17 fevereiro 2013

Ladino_conto de Miguel Torga

Na aula de português foi estudado o conto "Ladino" de Miguel Torga. Apesar de uma resistência inicial dos alunos, provocada pela complexidade da teia narrativa e pela linguagem pouco habitual, todos conseguiram compreender o essencial da ação e a intenção crítica subjacente à personificação que está na base do conto.

Do trabalho da aula surgiram algumas conclusões que a seguir se registam.

"Ladino" é o título de um dos contos do livro Bichos, de Miguel Torga e o nome da personagem principal deste conto.

Cada uma das histórias desta coletânea tem como personagem principal um animal, em luta com os elementos da natureza, Deus ou o Homem. As personagens são bichos, mas sentem e agem como se fossem humanos. - PERSONIFICAÇÃO

Sinopse

Ladino é um pardal finório/astuto/manhoso que vive alegremente, sem preocupações. Cauteloso e medroso, em pequeno, manteve-se no ninho, onde ficava todo o dia a dormitar, até ser “matulão, homem feito” e era a mãe que o alimentava pelo que não precisava de ir à luta; cauteloso e rigoroso, em adulto vive com muitos cuidados para que nada de mal lhe aconteça. Tem muito cuidado com a alimentação e evita os perigos, os rigores do inverno… Mulherengo, namora com todas as fêmeas que pode, mas, irresponsável, recusa assumir a paternidade e os encargos dos filhotes. Egoísta, só pensa em si e no seu bem-estar; vê os outros a passar fome, mas não se incomoda com isso e sabe como se alimentar, mesmo em tempo de crise. Hipócrita, dá lições de moral aos outros mas não as aplica a si mesmo. Cínico, faz-se desentendido quando a conversa não lhe agrada. Assim envelhece cada vez mais gordo.

Conclusão

"Ladino" é um conto que encerra uma moralidade. Através da personificação, o autor pretende criticar os que têm as mesmas características desta personagem, cujo nome resume toda a sua maneira de ser: Ladino significa astuto, manhoso, sabido. Apesar de ter sido escrito há muito anos (1940), o conto mantém toda a atualidade pois oportunistas, como o Ladino, é o que não falta na sociedade atual.

Linguagem popular

Em toda a sua obra, Miguel Torga mantém uma forte ligação à terra em que nasceu, Trás-os-Montes e isso revela-se, também no vocabulário que utiliza.

Para ajudar a compreender melhor o conto, encontraram-se os sinónimos de algumas palavras mais difíceis por pertencerem a um nível popular:

 dar o lampo – morrer
folestrias – habilidades, brincadeiras
olho pisco – a abrir e a fechar

repelão – impulso violento
matulagem - vadiagem

meda – montão de molhos de cereais

esbagoava – tirava os bagos
arrombadinho – estragado

pejo - vergonha

painço – capim, erva para forragem

arrozada – cozinhado à base de arroz
fito – jogo popular

grainha – semente de frutos
não queria saber de cantigas - não queria conversa

 Para saber mais sobre  Miguel Torga veja-se o documentário da RTP2 sobre o autor.
 

24 comentários:

  1. O conto "Ladino" conta a história da vida de um pardal. Eu gostei deste conto por causa da maneira como Miguel Torga conseguiu dar a Ladino tantas características humanas, sem no entanto de se esquecer que ele levava a vida de um pássaro e não de um Homem. Aconselho vivamente a leitura deste conto.

    ResponderEliminar
  2. Eu não partilho da opinião de que foi complicado gostar do conto "Ladino". Assim que o li, gostei logo daquele passáro já vivido mas que ainda conseguia continuar cá devido à sua astúcia. Acho bem que ele lute pela sua sobrevivência. Porém, há atitudes do bicho com as quais não concordo como sejam o facto de "no capítulo de saias" ter "uma crónica de pôr os cabelos em pé" e ainda de "quando aparecia geração, os outros é que eram sempre os pais da criança". Esta atitude revela falta de caráter da parte do Ladino e a sua faceta de egoísta que também é mostrada quando o pássaro não se preocupa com a fome dos outros ou quando dá lições de moral opostas às suas atitudes. É o típico "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço". O conto "abriu-me o apetite" para outros contos de "Bichos".
    Quanto ao autor, agrada-me a sua paixão pela terra e gostei de rever as paisagens portuguesas do Douro. Também me agradou o seu espírito crítico relativamente a Portugal em relação aos restantes países da Europa. Torga considera, apesar do seu orgulho pelas façanhas dos portuguesas, que aquilo que Deus deu aos Portugueses em paisagens magníficas tirou em civismo e em juízo. Os seus comentários são muito atuais. Considero bastante positivo ter analisado este conto e o seu autor.

    ResponderEliminar
  3. O conto "Ladino" narra a história de um pardal que vivia alegremente e sem grandes preocupações.
    Desde pequeno que era um grande preguiçoso. Gostava de ficar no ninho a dormir, esperando que a mãe lhe desse alimento e proteção.
    Quando cresceu, tornou-se egoísta e só se preocupava com o seu bem-estar. Ficava indiferente ao sofrimento dos outros e gostava sempre de dar nas vistas.
    Com a leitura deste conto aprendi que a educação que recebemos quando somos pequenos vai influenciar o nosso comportamento quando formos adultos.
    Só podemos ser boas pessoas se começarmos, desde pequenos, a respeitar os outros e a ajudá-los quando estão em perigo.
    Também não podemos ficar à espera que os outros façam tudo por nós. Temos de voar...

    André Gual nº4

    ResponderEliminar
  4. Inicialmente este conto não me cativou muito, pois falava apenas da vida da personagem principal, Ladino. No entanto, à medida que o ia relendo, fui percebendo melhor a história e o seu objetivo, e simultaneamente apreciando a leitura do conto.

    ResponderEliminar
  5. Eu achei no início o testo um pouco difícil de compreender, mas depois de ter lido algumas vezes compreendi. Parece ser um livro interessante, pelo o que li nas aulas e de personificação. Não gostei do Ladino, porque não faz o meu estilo.

    Xavier Brites

    ResponderEliminar
  6. Quando li este conto pela primeira vez não o achei muito interessante, mas após outras leituras percebi a história. Gostei do conto pois é uma forma original de transmitir todos os erros e defeitos do ser humano. Acho, que ao contrário de Ladino, devemos sempre assumir aquilo que fazemos, mesmo que não nos agrade.

    ResponderEliminar
  7. No inicio demorei um bocado a perceber o conto "O Ladino", pois o autor usa um vocabulário difícil e usa expressões que já não se usam tanto hoje em dia. Depois de ler varias vezes comecei a perceber melhor e na aula de Português também. Achei interresante o facto de o escritor fazer uma "critica" através de um pardal e a forte utilização da personificação. Aconselho a leitura deste conto e assim como o livro "Os Bichos" a quem gostar. :)
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Tal como os meus colegas, não compreendi completamente o conto à primeira. Em casa, calmamente, reli-o e vi-o com outros olhos.

    Ladino é um pardal egoísta, empenhado em garantir o seu bem-estar. Acima de tudo, é falso, já que finge entristecer-se com as dificuldades dos outros e passar fome como eles, quando poderia facilmente ajudá-los, pois sabe perfeitamente onde encontrar comida e como sobreviver ao frio.

    Este bicho é, infelizmente, um retrato fiel de muitos seres humanos.

    ResponderEliminar
  9. No conto "Ladino" de Miguel Torga,apreciei a forma como ele relaciona as carateristicas humanas com a dos animais(Personificações).
    Com a leitura deste conto, adquiri novas formas de utilizar a personificação e conceitos de moralidade em diferentes personalidades.

    ResponderEliminar
  10. Inicialmente, tive dificuldade em compreender o texto. Uma releitura mais atenta e cuidada permitiu-me interpretar de outra forma a história. O uso de uma linguagem popular e metafórica e recursos estilísticos de comparação foram os principais obstáculos na minha primeira leitura do texto. No final, posso dizer que a história do Ladino pode ser uma fonte de aprendizagem e de conhecimento sobre as pessoas com as mesmas caraterísticas desta personagem.

    ResponderEliminar
  11. Ladino é um pardal espertalhão que vive alegremente, sem preocupações. Quando era pequeno manteve-se no ninho, a ser alimentado pela mãe, vivendo às suas custas sem qualquer esforço. Quando cresceu continuou a ser egoísta e a pensar só no seu bem-estar. Cauteloso, não queria que nada de mal lhe acontece-se. Mostra-se muito egoísta e não se preocupa com as dificuldades dos outros. É bastante hipócrita, pois não assume os seus erros.
    Quando li o conto "Ladino" pela primeira vez, não consegui perceber muito bem de que é que se tratava e não gostei muito, mas à medida que fui lendo uma e outra vez fui compreendendo melhor a história, ganhando mais interesse naquilo que lia. Aconsselho a leitura deste conto pois faz-nos pensar naquilo que realmente importa, e não apenas no nosso bem estar.

    ResponderEliminar
  12. Quando li pela primeira vez este conto não o achei muito interessante mas depois de o analisarmos na aula mais pormenorizadamente comecei a despertar dentro de mim um contexto de mim e personagem o "Ladino". Temos algumas coisas em comum.
    Aconselho a leitura deste livro.

    ResponderEliminar
  13. Numa primeira leitura eu nao comprendi muito bem a historia mas depois de ler com mais cuidado eu começei a percebel-a melhor. Apesar da narrativa ser dificil eu achei a historia muito interessante e aprendi que nao devemos ser como o passaro Ladino ( egoista, irresponsavel,...) mas devemos ser solidarios e ajudar as outras pessoas.

    ResponderEliminar
  14. É um conto difícil de se entender na primeira vez que se o lê, mas quando o relemos entendemos o texto e vemos que Miguel Torga usa muito o recurso expressivo da personificação. O que dá uma certa graça ao conto pois Ladino é um pardal que só pensa em si e que vive à sua maneira sem se preocupar com os outros.
    Pessoalmente, gostei do conto porque tem imensa piada e é um conto diferente pois Ladino é um pardal muito único apesar dos seus defeitos.
    Aconselho a leitura, vão divertir-se ;)

    Mariana Moreira

    ResponderEliminar
  15. Quando no início abordamos o conto "O Ladino" eu como muitos dos meus colegas não estávamos a achar o conto interessante. Depois de uma melhor análise a este conto conseguimos perceber a verdadeira história.

    O autor, Miguel Torga, utiliza várias expressões populares aos quais nao estamos habituados a lidar, o que dificulta a leitura pois não sabíamos os significados de algumas dessas expressões. Apesar disso é interessante como o autor faz com que a personagem principal represente muitas pessoas da atualidade pela sua personalidade.

    Aconselho a leitura deste conto a todos apesar que esta tem que ser feita com muito cuidado e atenção.

    Beatriz Henriques

    ResponderEliminar
  16. O Conto “Ladino” é uma história de um pardal chamado Ladino que ao longo da vida nos ensina várias e importantes lições de vida. Eu assumo que não gostei muito da história. Foi um pouco complicado de a perceber mas as grandes lições de vida não foram difíceis de se encontrar… Gostei muito de como o autor transmitiu as várias sensações do Ladino, usando em muitas delas a personificação. Gostei, também, muito de aprender expressões e palavras tradicionais antigas como “lampo”, “fito” e “pejo” . É muito interessante a forte crítica do autor ás pessoas parecidas com Ladino pois ele era egoísta, preguiçoso, rigoroso, enfim uma série de características que nunca são boas. Aconselho a quem goste deste tipo de contos a ler com atenção para assim encontrar os inúmeros ensinamentos que nos fazem ser uma pessoa melhor.

    ResponderEliminar
  17. O conto "Ladino", à primeira vista, é o texto parece um pouco difícil de compreensão, mas após algumas leituras torna-se num texto interessante e convidativo para outros da obra "Bichos". Tal como diz na conclusão existem muitas pessoas com as mesmas características que o pardal "Ladino"(manhosas, hipócritas, homens mulherengos e egoístas porque só pensa em si próprio neste tempo de pobreza e de crise),apesar de esta obra ter sido escrita em 1940. Parece que o Miguel Torga preveu o futuro

    ResponderEliminar
  18. A primeira vez que li este conto não percebi o essencial do texto, pensei que era muito confuso e, sinceramente, também não me esforcei muito para mudar essa opinião.
    No entanto, quando o analisámos na aula, em conjunto e com a ajuda da professora, achei a história interessantíssima e adorei principalmente o facto de Ladino se tratar de um pardal fora do comum, diferente, único, pois muitas vezes eu sinto-me um pouco diferente da maioria dos adolescentes da minha idade. Este texto fez-me entender que essas diferenças que nos distinguem uns dos outros não são propriamente más, antes pelo contrário


    ResponderEliminar
  19. O conto "Ladino" na minha opiniao, é um conto que na primeira leitura é um pouco complicado de perceber, mas ao longo da historia e depois de ler mais que uma vez, os leitores percebem que é uma historia encantadora de um pardal medroso que nao queria abandonar o ninho, mas certo dia revelou a sua coragem e lá decidiu voar, este conto fez-me pensar que devemos sempre enfrentar os nossos medos, por maiores que sejam, gostei muito de ler este conto, e aconselho a leitura.
    Catarina Neto :)

    ResponderEliminar
  20. Quando comecei a ler o conto "Ladino" não achei muito interessante mas quando lemos na aula pela segunda vez comecei a entender o conto .Ladino é um pardal que vive alegremente, sem preocupações. Mulherengo, namora com todas as fêmeas que pode, mas, irresponsável, recusa assumir a paternidade e os encargos dos filhotes. Egoísta, só pensa em si e no seu bem-estar;

    ResponderEliminar
  21. O conto "Ladino" é uma história difícil de se perceber a primeira leitura. Contudo é uma história muito interssante que retrata um pardal muito manhoso, que vai vivendo sempre à sua maneira e com muitos cuidados.
    Eu aconslho a leitura deste conto pois é engraçado mas aviso que esta tem de ser feita de maneira atenta.

    ResponderEliminar
  22. Quando li este texto pela primeira vez,não percebi o texto em si, mas, após ler novamente, comecei a entender o seu objetivo e talvez a sua moralidade.Ladino era um pássaro que se comportava como um homem e não sabia voar,só mais tarde aprendeu.Era o tipo de pessoa que ninguém gostaria de ter como amigo,pois ele era egoísta,tinha a mania que sabia tudo,era rabugento e muitas outras "qualidades"!Para mim a moral desta história é que devemo-nos ajudar uns aos outros,caso contrário ficamos sozihos,o que é o caso de Ladino.Aconselho esta história a todos!

    ResponderEliminar
  23. O conto "Ladino" é uma texto que á primeira leitura é um pouco difícil de se perceber. Mas á medida que o vamos relendo começamo-nos a aperceber que Miguel Torga utilizou muitas caracteristicas humanas que se evidenciam no nosso dia a dia, refletindo essas palavras na caracterização fisica e psicológica de Ladino a personagem principal. Aconcelho vivamente a lerem este conto.

    ResponderEliminar
  24. qual é a moral deste conto?

    ResponderEliminar