22 janeiro 2013

Adolescência_Vasco Paiva_Xavier_Ricardo


Na nossa opinião, o poema retrata bem a vida de um adolescente, visto que nestes versos encontramos situações que nos acontecem no dia-a-dia. Por exemplo, nem sempre seguimos as regras, mas, por vezes, pecamos por ansiedade, ou seja, queremos tão ansiosamente fazer a coisa certa que acabamos por errar.
Uma das nossas citações preferidas é: “Ficam irónicos, e, não raro, belicosos, se lhes tentarem imputar valor inculto”, pois, às vezes, quando os pais tentam ensinar-nos algo que pensamos estar errado, contestamos e, mesmo sem querer, tornamo-nos um pouco agressivos.
Outra das nossas citações preferidas é: “No dia-a-dia, na escola e nos encontros, buscam respostas para a mente indigadora”, pois, muitas vezes, no fim-de-semana vemos palavras que nunca tínhamos visto na vida e trazemo-las para a escola, tentando saber o seu significado e, por vezes, surpreendemo-nos.
Para nós, a adolescência é a altura da nossa vida em que crescemos, não só fisicamente, mas também como pessoas. Sensações novas aparecem e nunca temos medo de defender aquilo em que acreditamos.
Bons exemplos de livros que retratam a adolescência, são os livros da coleção “O diário de Adrian Mole”. Estes livros falam de Adrian e do seu dia-a-dia durante a adolescência. Ele fala das suas transformações físicas, mas também psicológicas, pois conhece o seu primeiro amor. Nestes livros percebemos como Adrian ultrapassou a adolescência, uma fase única da vida graças às suas confidências.


http://www.youtube.com/watch?v=FPaDlOsAsGs
Crítica no Jornal Expresso«O escritor Tom Sharpe confessa que Adrian Mole e a sua inexplicável e difícil simplicidade o fizeram enxugar os olhos muitas vezes, para as lágrimas não o impedirem de continuar a leitura. Confirmo. Este diário não se pode perder. Pode ser lido em férias e fora de férias. Pelos pais e pelos filhos. Por ingleses e por portugueses. Escrito em 1982 tornou-se - já! - um clássico do género. Um clássico tão apetitoso e irresistível como um chocolate Mars, a guloseima predilecta de Adrian.»
Clara Ferreira Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário