02 janeiro 2013

Mensagem de Ano Novo


Arriscar tem a ver com confiança.
 Uma pessoa sem confiança vai tentar repetir, fazer igual aos outros, não cometer erros, que é uma ideia muito valorizada. Mas o erro está ligado à descoberta. É fundamental não ter medo do erro.
O que é o erro?
Eu tinha previsto ir numa determinada direção e não fui, errei!
O erro é encontrar alguma coisa, algo que se cruza com o novo, o criativo.
 
Gonçalo M. Tavares, in "Entrevista a Mil Folhas" (Público), em 8 de janeiro de 2005
 
 
Neste ano novo de 2013, faz do erro a escada que te fará ascender a um novo patamar...descobre novos caminhos, parte à conquista de novos sonhos... porque o CÉu é o LIMITE!

32 comentários:

  1. Ao fazerem o vosso comentário, identifiquem-se pelo nome/URL. Evitem o anónimo.

    ResponderEliminar
  2. Há anos piores que os outros. Será que 2013 vai ser melhor do que 2012?
    Para este novo ano, gostava que tudo me corresse melhor... gostava que as minhas notas na escola fossem melhores, gostava que eu evoluísse mais no basquetebol, gostava de ser campeã nacional de basquete também, e gostava que todos os que me são queridos fossem felizes porque com isto da crise andamos sempre preocupados a pensar o que nos poderá acontecer amanhã... E então, para os meus colegas, desejo que nunca lhes falte nada e que pudessem viver a vida à maneira deles!
    Que 2013 seja um ano fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com confiança e esforço,aprendemos a combater os nossos próprios erros,que por vezes vêm para nos darem um rumo à nossa vida.
      Epero que em 2013, todos juntos consigamos descobrir a direção dos nossos sonhos.
      Desejo a todos feliz 2013!

      Eliminar
  3. Ter medo de cometer erros, por vezes, é como ter as mãos e os pés amarrados e a boca tapada. Ao não fazer nem dizer nada, não erramos. No entanto, também não aprendemos, não crescemos, não mostramos quem somos e o que pensamos, não descobrimos coisas novas. É preciso ganhar muita coragem e ter confiança em si próprio, como refere Gonçalo M. Tavares, para arriscar (podendo errar ou não). Se errarmos, percebemos que aquele não era o caminho certo e não tornamos a repetir esse erro. Ou seja, crescemos, aprendemos.

    Desejo a todos os meus colegas um bom ano, com muitas aprendizagens!

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria muito que este ano de 2013 me corresse muito bem pois tenho objetivos bem marcados para 2013 e espero os atingir.Ao nível da escola gostaria de melhorar as minhas notas e prestar mais atenção ao que os professores dizem.Desejo a todos os meus colegas um ótimo ano e que tudo corra bem dentro dos possíveis!!!
    Diogo Camacho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ano Novo vida nova" e que seja, mas espero que enquanto turma os nossos momentos as, nossas gragalhadas e as nossas piadas, não fiquem esquecidas por ser um novo ano, e a mim apenas peço felecidade...( e claro que as minhas notas subam, porque senão não era a mesma coisa para entrar num ano em grande...)!!!
      Ana Sofia

      Eliminar
  5. Que em 2013 tenhamos a alegria de podermos continuar a ser uma turma unida e amiga e que cada um de nós possa ficar mais perto de alcançar os seus sonhos!

    ResponderEliminar
  6. Para descobrir é preciso arriscar. Tal como o ditado popular diz "quem não arrisca não petisca", ou seja, se não formos capazes de ir em frente, de fazer, de tentar, de investir provavelmente nunca descobriremos nada, nem acerca de nós próprios nem acerca do mundo que nos rodeia. E uma das condições fundamentais para isso é acreditar e confiar em nós próprios e nos outros. Outra condição será antecipar as consequências dos nossos atos, arriscando com sensatez. Que em 2013 todos nós aprendamos a descobrir, a arriscar, a confiar e a avaliar os nossos erros. Feliz ano novo!
    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  7. Eu espero que este ano seja melhor para todos, como para mim ou para a minha turma. Espero que a nossa união e força não acabe, que as nossas brincadeiras não deixem de ser o que eram, que os nossos momentos juntos não fiquem para trás... este pode ser "um novo ano e uma vida nova", claro que pode e que assim o seja, mas para nós é mais um ano em que temos de aprender com os nossos atos e escolhas, as nosas rebeldias... mas espero que seja também um ano de novas oportunidades, e para mim apenas peço: felecidade.
    bom ano para todos!!!
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  8. Eu neste novo ano 2013, espero cumprir todos os meus objetivos marcados, relativamente a escola, melhorar as notas, esforçando-me mais, espero que neste ano novo tenha saude e tudo o necessario para ser feliz, espero tambem que tenha sucesso no desporto, nomeadamente com a minha equipa e voleibol, esperando que jogo apos jogo fiquemos com mais uma vitoria e com mais garra e uniao para continuar o campeonato.
    Espero que este ano seja fantastico para toda a gente, concretizando todos os desejos pedidos :)

    Catarina Neto :)

    ResponderEliminar
  9. "Ano Novo vida nova" e que seja, mas espero que enquanto turma os nossos momentos as, nossas gragalhadas e as nossas piadas, não fiquem esquecidas por ser um novo ano, e a mim apenas peço felecidade...( e claro que as minhas notas subam, porque senão não era a mesma coisa para entrar num ano em grande...)!!!
    Espero que este ano seja um ano de novas alegrias e oportunidades.E acima de tudo, que corra tudo dentro dos possíveis!!! :-)

    ResponderEliminar
  10. Errar é humano. Neste novo ano espero melhorar as notas e a minha atitude, mas espero também poder aprender com os meus erros. "Quem arrisca não petisca" e mesmo que erremos ao arriscar, temos a oportunidade de aprender alguma coisa, e não voltamos a cometer esse erro. Espero que no ano de 2013, os meus colegas atinjam todos os seus objetivos e que todos os erros que cometam lhes ensinem alguma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Em 2013 pretendo cumprir todos os objetivos a que me proponho, como por exemplo ter muito boas notas. Espero evoluir a nível crítico, a minha responsabilidade, os meus conhecimentos e a minha expressividade. Conto fazer novas amizades, fortalecer as antigas e passar ótimos momentos.
    Em relação à turma, espero que continuemos unidos, com um bom relacionamento e com bons resultados. Seria ótimo se o nosso comportamento melhorasse este ano, pois caso contrário apenas nos estamos a prejudicar a nós próprios.
    Acima de tudo, espero que 2013 seja um ano com muita alegria, paz e saúde.

    Ana Beatriz

    ResponderEliminar
  12. 2013 chegou e com ele a minha vontade de me superar a mim mesmo. Estou a crescer e a cada dia que passa sinto que preciso de olhar em muitas direções, mudar atitudes, ser mais tolerante com os outros, lutar pelos meus sonhos e acreditar que só com determinação e muita humildade é que conseguirei alcançar os meus objetivos. Do meu lado quero ter sempre a família e os amigos, porque nas horas difíceis são eles que nos estendem a mão e nos dizem que somos o máximo ou, então, às vezes também é preciso, que não estamos a seguir o melhor caminho.
    A vida é um desafio, por isso desejo a todos um 2013 recheado de boas surpresas... mas façam por merecê-las, que eu farei o mesmo!

    ResponderEliminar
  13. Espero que este ano novo traga mais alegria para todos nós e que corra tudo bem. Espero alcançar os meus objectivos entre eles: melhorar as minhas notas, ser mais empenhada e participar mais nas aulas. Espero que os vossos objectivos também se cumpram. Desejo a todos um excelente ano novo 2013 com muita saúde, paz , felicidade e dinheiro para toda a gente! Feliz ano 2013!
    Márcia Rebelo!

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais Feliz Ano novo. Espero que este Ano me corra tão bem como correu os outros e como sempre espero aprender com os meus erros porque só errando é que conseguimos achar novos caminhos para alcançar os nossos objectivos. Para as outras pessoas espero que este ano lhes traga muitas alegrias e, apesar de ser difícil espero que estas não pensem nas coisas mas que podem ocorrer neste ano , mas em vez disso que aproveitam cada momento da sua vida ,porque esta é um comboio que não para.

    ResponderEliminar
  15. Desejo a todos os meus familiares e amigos, que o ano 2013 seja cheio de saúde e repleto de sucessos. Tenho como objetivos escolares melhorar as notas e o comportamento, de forma a finalizar o ano escolar sem negativas.
    "Que o ano que vai nascer, seus sonhos se façam acontecer"
    Xavier Brites

    ResponderEliminar
  16. O início do novo ano é o momento ideal para tentar corrigir os erros cometidos, e adquirir forças para ultrapassar as dificuldades que poderão surgir.
    Desejo que neste novo ano tudo corra bem, repleto de coisas boas, mas como sabemos na vida temos de ultrapassar as menos boas, com esperança e alegria.
    Espero que em 2013 consiga bons resultados, tanto a nível escolar, como nas actividades extracurriculares e tentarei atingir os meus objectivos.
    Para os meus colegas, desejo sucesso, saúde e alegria, sempre junto daqueles que gostam.
    Desejo, para todos um 2013 repleto de paz e saúde.

    Rita Veterano

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Texto 1

    Já o povo dizia que “quem não arrisca não petisca”, isto é, se há algo que desejamos alcançar devemos arriscar. Isto significa duas coisas: arriscamos e alcançamos ou não arriscamos e não alcançamos mesmo. No primeiro caso, alcançar o nosso sonho pode não ser à primeira e é aí que entra a questão do erro. Se não acertarmos à primeira, é porque erramos e, se não soubermos corrigir o erro quantas vezes forem necessárias, então o erro é o caminho para a aprendizagem ou como diz a frase do blogue: o erro é “a escada que… fará ascender a um novo patamar”. Como acredito no que acabo de dizer vou dar o exemplo de uma situação em que arrisquei sabendo que podia errar.
    Na última apresentação à turma escolhi um livro que sabia ser muito difícil de compreender.
    Porém quis arriscar, e embora pudesse fazer uma apresentação com um livro mais fácil, consegui o que desejava, aprender a gostar de ler livros mais complexos.

    Texto 2
    Para este ano os meus desejos são muito simples: tirar boas notas e fazer toda a minha família (e eu próprio) feliz. Desejo compreender bem a matéria, principalmente a Português e nunca mais tirar a nota que tirei no último teste. Para isso terei de estar sempre atento nas aulas e estudar muito para consolidar a matéria.
    Para a minha turma, desejo também que todos tenham boas notas e que deixem (ou melhor deixemos) de ser faladores. Se todos nos comportarmos melhor, também eu vou beneficiar pois não terei motivos para me distrair.

    Francisco Teixeira

    ResponderEliminar
  19. Espero que este ano de 2013 me faça aplicar mais naquilo que realmente importa e que poderá mudar o meu futuro e que todos nós tenhamos a alegria de continuarmos a ser unidos e amigos, pois ainda temos muito para viver! Que cada um de nós possa fazer dos seus sonhos realidade e possa ver os seus objetivos concretizados. Espero um feliz ano novo para todos!

    ResponderEliminar
  20. Errar é humano. É com os erros do dia-a-dia que aprendemos a conquistar os nossos próprios objetivos. Para conquistar-mos temos que ter confiança em nós próprios e não ter medo de arriscar, mas sempre a tentar para o bem.
    Neste ano de 2013,desejo que todos os meus amigos consigam realizar todos os seus objetivos e que corra tudo de bom, assim como eu vou-me esforçar para conseguir os meus.

    ResponderEliminar
  21. Espero que 2013 seja um ano com tudo o que há de bom no mundo: alegria, divertimento, família, sáude e muito mais.
    Neste ano novo espero que a crise acabe ou que pelo menos dimuniua, já que desejo que todos os portugueses tenham uma vida melhor.
    Espero conseguir melhorar como pessoa, como aluno, tanto nas minhas responsabilidades escolares como pessoais.

    A todos desejo um bom ano, repleto de saúde, paz e amor!

    Diogo Correia

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. “Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos”
    Luís Vaz de Camões
    Com todo o país a falar de crise e de coisas negativas todos se esquecem de pensar no positivo e relembrar o que há de bom na vida. Seria bom mudar o que está errado e fazer com que a vida seja melhor. Não devemos esperar que as coisas aconteçam, é preciso nos esforçarmos para obtê-las. Por isto, espero que neste novo ano todos nós com trabalho consigamos realizar todos os nossos desejos para 2013.
    Feliz ano 2013!!!

    ResponderEliminar
  24. No ano de 2013 gostava de tirar melhores notas nos testes de avaliação e também nos restantes trabalhos, e por isso irei prestar mais atenção nas aulas ,irei esforçar-me mais nas tarefas propostas pela professoras e irei falar menos com os meus colegasdo lado e não só. Desejo aos meus colegas um bom ano 2013.

    João Bento Nº16

    ResponderEliminar
  25. Eu espero que este novo ano corra bem a toda a gente, mas também que me corra bem a mim que preciso de melhorar as minhas notas e o meu comportamento dentro nas aulas e melhorar também o meu desempenho. Espero que 2013 seja um ano fantástico para toda a gente e que corra tudo bem!

    Pedro Bento nº24

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que neste novo ano de 2013 corra tudo bem a todas as pessoas . Neste novo ano espero melhorar as minhas notas e participar mais durante as aulas . Desejo a todos o meus colegas um bom ano de muita saúde e paz .

      luís Duarte nº20

      Eliminar
  26. Errar e humano, por isso temos apenas de nos certificar de que erramos o menos possível, mas sempre de cabeça erguida e dispostos a melhorar, pois isso também é uma virtude.
    Desejo que todos concretizem os vossos sonhos, mas nunca se esqueçam de que para isso têm de tentar várias vezes, até conseguirmos, pois NENHUM sonho é impossível de ser realizado, com fé, esperança, persistência, força de vontade e, principalmente, atitudes (algo que falta no ser humano e que faz toda a diferença!)
    Um bom ano 2013 para todos! :)
    Ass: Joana caetano

    ResponderEliminar
  27. Ano Novo, Vida nova... é o que muitas pessoas dizem. Espero que este ano se resuma a esta frase. Que eu e a minha turma sejamos mais atentos e tenhamos melhores notas, mais imaginativos e originais para voar nas asas da língua, tendo em conta que o céu é o limite...
    Ao longo deste ano temos que arriscar se não a vida seria tão monótona que ao não aprendendo com os nossos erros íamos tentar imitar os outros, como diz Gonçalo M. Tavares. Que este ano seja de mudança, espero eu, desejando que a crise acabe... Resumindo Ano Novo, Vida mudada.

    ResponderEliminar
  28. Espero que este novo ano de 2013 sirva para corrigir os nossos erros, porque errar é humano, mas pior do que errar é não fazermos nada para corrigir os nossos erros.
    Que este novo ano sirva para melhorar o nosso comportamento e as nossas notas para sermos uma turma cada vez melhor.
    Um bom 2013 para todos!!!

    ResponderEliminar
  29. Comentário Eugénia_
    "Eu concordo com as palavras ditas no nosso blogue a cerca da perspectiva sobre o Ano Novo. Eu espero que todos os alunos do 8ºA consigam tudo o que desejam sobretudo as avaliações que desejam. A frase que eu caracterizo 2013 é a seguinte: "Se abrirmos um livro.As suas páginas estão em branco. E temos que escrever palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e o seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo. Feliz Ano Novo! Feliz 2013!"

    ResponderEliminar